BLOG DOS
INCOMPARÁVEIS

Publicações

Conheça técnicas simples para colocar o seu Portfólio Online no ar agora!

Escrito por: Pedro Eloy

Você tem um perfil com um conteúdo bacana, mas não sabe como mostrar para a sua rede? Vamos mudar isso a partir de agora. Iremos construir um portfólio online do zero para que você tenha uma orientação bem direcionada sobre o que fazer.

 

O Portfólio Online

O que é um portfólio online? Será que você precisa de um?

Podemos dizer que o portfólio é a porta de entrada com uma sala recém reformada. A sala tem ar-condicionado, televisão 4k, um sofá em L para uma família de oito pessoas. O piso é de 60x60cm, a parede possui gesso em cada canto, a mesa do centro é de madeira com espessura de 5 centímetros. Há um tapete persa em frente ao sofá para o descanso dos pés. E, para finalizar, a cereja do bolo é uma assistente virtual comandada por voz na estante feita de mármore.

Você precisa de uma sala assim? Não. Mas, para quem te visita, faz diferença.

Leia também: Como a construção de um Portifólio de valor ajuda os analistas a subirem na carreira?

Estou sem ideias para o Portfólio online

É normal não pensar em nenhum conteúdo para colocar no seu portfólio. À medida que o tempo passa, a gente vai só fazendo as coisas.

Não tem problema. A gente vai criar um portfólio online fictício e você vai poder replicar aí do seu lado.

Enquanto você mexe, é provável que acabe tendo alguns insights. Você pode replicar o tutorial desse artigo ou pode criar o seu próprio com as ideias que obtiver daqui. Fique à vontade!

O começo

Certo, vamos dar início à criação do nosso portfólio. Primeiro de tudo, uma vez que este exemplo será baseado em um personagem fictício, precisamos decidir quem. O seu será baseado em você mesmo, então fique tranquilo(a).

Só que, no nosso caso, quem poderá ser? Por sorte, eu já tenho a resposta. Mas não foi fácil obtê-la. Tive que perguntar a duas entidades: o ChatGPT e o Akinator.

Uma pergunta simples, uma resposta direta. Essa foi a ajuda que o GPT me deu. Nada mais justo, vamos falar sobre o Mestre da Power BI Experience. Só que, eu ainda queria ver se ia ser um bom exemplo.

Foi aí que eu tive a ideia de ver se o Akinator iria confirmar a ideia. Pensei e respondi todas as perguntas da melhor forma possível. Foi aí que, para a minha surpresa:

Meus olhos se encheram d’água. Estava pronto o início do nosso projeto. Poderíamos seguir em frente.

Brincadeiras à parte, o Leonardo Karpinski possui um portfólio riquíssimo e nós vamos reunir as informações necessárias para divulgar o nosso perfil – olha que maravilha, seremos o Léo por um dia -.

Como construir?

Não adianta eu te dizer que você precisa colocar seus pontos fortes. Isso é muito vago, então vamos pensar aqui. Primeiro, a gente precisa ter CLAREZA. Essa é a palavra-chave. Precisamos ter clareza do nosso objetivo. O que a gente realmente quer obter com o nosso portfólio. Pense e reflita: “qual é o meu objetivo, o que estou buscando”?

Você pode estar procurando uma promoção, recolocação, mudança para uma nova empresa, transição de carreira, um conteúdo para apresentação. Depende muito. O ponto positivo é que ninguém te conhece melhor do que você mesmo(a).

Aqui, o Léo vai buscar apenas organizar o conteúdo dele. Vamos reunir informações sobre suas conquistas e apresentá-las de forma para que quem visitá-lo, possa conhecer melhor o trabalho dele.

Uma ferramenta muito útil para organizar esse tipo de conteúdo é o destaque do LinkedIn. Todas as suas publicações podem receber destaque no seu perfil. Você pode fazer isso com textos que você escreveu que ficaram ótimos, artigos que publicou, documentos, entre outros. Não destaque o que não merece ser destacado, senão você pode correr o risco de poluir a categoria e impactar a visibilidade do conteúdo mais interessante.

Aproveite também o seu perfil do LinkedIn para ‘relembrar’ seus pontos fortes e trazê-los para o portfólio. Mas vamos ver isso mais à frente. Agora, vamos montar a base do nosso projeto.

Se queremos receber visitas, o mínimo que devemos ter no nosso arquivo é uma foto e um resumo sobre quem somos. Fique à vontade para inserir outras informações pessoais, como hobbies, por exemplo. Vale a pena também inserir suas informações de contato, redes sociais, e-mail. O intuito aqui é facilitar com que os recrutadores e/ou pessoas de nosso interesse nos encontrem.

A nossa página inicial ficou assim:

Você pode inserir alguns recursos nessa tela para preencher esse espaço em branco. Isso, claro, se acreditar estar muito vazio. Nesse caso, poderíamos colocar alguns recursos principais, possíveis imagens ou ícones que nos levassem a páginas frequentemente visitadas.

E é exatamente isso que vamos fazer.

Elaborando o conteúdo das páginas

Vamos pensar em algum conteúdo para compartilhar. O Léo possui um arsenal bastante robusto que facilita o nosso trabalho. Caso uma pessoa não o conheça, seria interessante visitar o canal no Youtube. Em uma página de detalhes, podemos, inclusive, informar o link das playlists mais importantes.

A Power BI Experience realiza treinamentos in-company através de sua área Corporate. Podemos destacar se esse for o nosso objetivo. Se quisermos atrair potenciais clientes para a consultoria, vamos fazer. Outra área da Power BI Experience fica responsável pela capacitação de profissionais em Power BI. Há diversos cursos disponíveis; como, por exemplo, o gratuito no YouTube, o Curso Express e o Curso Completo.

Vamos supor que nós queiramos aumentar as visitas no site, ao podcast e ao curso express. Podemos, então, deixá-los em evidência na nossa página inicial.

Clicando em cada imagem, o(a) usuário(a) é encaminhado(a) para a respectiva página. É opcional um texto de dica visível, depende do seu planejamento. Nesse caso, o texto de dica é apresentado quando o cursor do mouse passa em cima da imagem.

Caso Prático

Nessa seção deste artigo, nós iremos acompanhar como eu montei o meu portfólio. Um ponto a observar é que essa é uma segunda versão. A primeira foi bem diferente.

E não tem problema, ok? Está tudo bem. Você pode montar uma primeira versão do seu portfólio, divulgar e ir evoluindo com as alterações. Isso é completamente comum em qualquer área de desenvolvimento.

Eu gosto de um ambiente mais escuro e minha cor favorita é azul; daí a ideia do plano de fundo. Tem uma janelinha para contato, então qualquer pessoa pode me encontrar nas redes sociais inseridas. Cada ícone no menu esquerdo leva a alguma página específica. E, além disso, é possível obter mais informações a respeito do conteúdo apresentado. Isso é importante, porque não podemos garantir que os(as) usuários(as) saibam como utilizá-lo.

Como eu disse, podemos evoluir nosso portfólio com o tempo. Hoje, eu tenho ícones para mostrar o meu perfil, meus projetos de Power BI, Power Apps, certificações, artigos, marketplace, apresentações, bases de dados que eu criei e algumas publicações que servem para refletir. Ainda há um espaço ali e eu realmente estou pensando em preencher com alguns memes – para acrescentar certo humor ao projeto.

O portfólio online deve mostrar quem é você e o que você faz. Quanto mais informações, melhor. Isso, é claro, desde que elas façam sentido, estejam organizadas e promovam a sua visibilidade, evidenciando seus pontos fortes e trazendo a atenção do(a) visitante toda para você.

Visitando a página de Perfil, já dá pra ver que o título está errado, mas não se preocupe com isso. Ali onde está “Projetos de Power BI”, era para estar “Perfil”, mas você vai conseguir entender o espírito da coisa.

Nessa tela, eu mostro uma foto minha, o meu nome e uma breve descrição. Eu descrevo o que eu faço hoje, o que eu fiz nos últimos anos e um pouco sobre mim. Eu inseri, inclusive, uma música que pode ser reproduzida por quem visitar essa página. Por último, mas não menos importante, tem uma imagem do meu currículo que o vincula diretamente caso haja interesse por parte do(a) usuário(a).

Agora sim, estamos na página de “Projetos de Power BI”. Essa tela, inicialmente, mostrava as miniaturas em um tamanho colossal, o que atrapalhava um pouco a experiência. Nessa versão, elas ficam bem agrupadas, e há dois ícones, um que leva ao YouTube, e outro, ao relatório publicado.

Você pode explorar melhor esse portfólio, clicando aqui.

Como vamos criar essas telas?

Eu vou simular com você a criação de um portfólio. Para sermos mais assertivos, eu vou utilizar novos recursos. Vamos seguir esse modelo de tela de início, perfil e projetos de Power BI. É claro que você pode personalizá-la da forma que melhor lhe atender, mas é bom ter uma base de onde podemos seguir.

O primeiro passo é escolher o fundo da tela. Eu vou pesquisar no pixabay uma imagem sobre tecnologia. Esse é um site com imagens gratuitas.

A imagem que eu baixei, irei carregar no Power BI. Você pode escolher a mesma ou outra qualquer. Inclusive, pode até explorar outras imagens em outros sites. O portfólio é seu.

Já podemos até inserir essa imagem no fundo com essas características. O Plano de Fundo é a propriedade do nosso relatório. O Papel de Parede é a área depois desse limite que aparece nas bordas. Eu gosto de manter as duas propriedades configuradas da mesma forma, porque não fica um fundo branco quando a gente publica o nosso relatório.

O próximo passo é criar essas formas que servem para agrupar os elementos e não deixá-los soltos na tela. Eu particularmente gosto de criar uma borda arredondada com um fundo preto com transparência, como está na figura. Mas lembre-se: todos os pontos aqui são opcionais, você pode criar da forma que for mais interessante para você.

Aqui, você pode inserir uma caixa de texto para dar boas-vindas aos visitantes. Uma mensagem que indique o que é esse relatório, acompanhada de um botão para apresentar informações de orientação para quem estiver navegando.

No espaço restante, podemos preencher com um resumo de uma biografia e outros links de interesse, de acesso rápido, como o seu currículo e perfil em redes sociais.

Enquanto eu estava criando essa tela, pensei em diminuir o tamanho da janela de boas-vindas e acrescentar uma sobre projetos em destaque ou mais recentes. Mas, adivinhe só, essa categoria também é personalizável de acordo com os seus interesses.

Agora, nossos visitantes possuem uma boa interpretação do que encontrar aqui. As informações não ficam jogadas na tela, elas possuem uma lógica. O layout não é bagunçado, está bem definido e estruturado para guiar nossos usuários.

Precisamos pensar agora em duas telas, uma de perfil e outra para os nossos projetos em Power BI.

Quando você for criar a sua tela de Perfil, também divida-a em algumas seções. Uma, no topo, para navegação, e outras para agrupar as informações.

Nesse exemplo, a seção da esquerda serve para apresentar quem somos, uma foto, redes sociais, uma frase ou uma passagem bíblica, e uma música. Assim, quem visitar nosso portfólio vai poder nos conhecer um pouco melhor, saber quem somos no pessoal.

Por curiosidade, para você trazer uma música no Power BI, você usa o visual personalizado HTML Content que pode ser encontrado na loja de visuais personalizados.

Além disso, você cria uma medida com um código simples:

				
					Musica = "<audio src='' controls>"
				
			

Esse código usa a tag audio para mostrar uma música. Você só precisa carregá-la na web e trazer a URL pública para dentro de src=’’.

Continuando, a seção da direita é utilizada para apresentar nosso lado profissional. A descrição pode ser a sua formação acadêmica ou como você se descreve profissionalmente, ou os dois. Existe também um espaço para certificações, e ainda uma imagem que leva ao seu currículo.

Você pode carregar o seu arquivo em PDF no Google Drive, por exemplo, e inserir o link na propriedade Ação da imagem. Assim, os usuários que visitarem seu portfólio poderão acessar seu currículo diretamente a partir dele.

Na seção de navegação, coloquei um botão que leva à página dos relatórios em Power BI. É ela que vamos criar agora.

Para não termos retrabalho, podemos aproveitar a estrutura da nossa página de perfil. Então, duplique-a, e mantenha apenas os elementos necessários.

Ela deve ficar mais ou menos assim, a depender do número de seções.

À essa altura do campeonato, você já sabe melhor do que eu que todas as áreas do seu portfólio são personalizáveis de acordo com os seus interesses. Aqui, não é diferente. Você pode personalizar com imagens, imagens e texto, ícones, etc. O importante é você condensar um material que apresente as suas qualidades técnicas e/ou interpessoais.

Preenchendo essa tela com nossos relatórios, fica assim. Se, por acaso, você quiser incluir mais relatórios, você pode simplesmente aumentar a altura dessa tela ou criar uma espécie de paginação. Fique super à vontade.

O importante é manter o layout para as demais telas, isso porque facilita a navegação. Se uma pessoa visitar seu portfólio, não corre o risco de ela se perder com layouts diferentes.

Tem um jeito mais fácil

Se você pensou que iria ter esse trabalho todo, saiba que não precisa. O modelo acima é apenas para caso você queira montar o seu no Power BI.

A Power BI Experience possui uma plataforma própria para você criar seu portfólio de um jeito bem prático.

Você só precisa se cadastrar e preencher de acordo com os seus interesses. Acesse o link abaixo e experimente!

 

 

Você viu aqui uma lista de exemplos de como montar o seu portfólio, e ainda teve uma amostra prática de como criar o seu próprio.

Agora, chegou a vez de montar de fato. O modelo acima ficou do jeito que você gosta? Então, insira seus projetos. Existe algo que queira mudar, melhorar, ou adaptar à sua realidade? Então faça isso.

O importante é estruturar o conteúdo que você desenvolveu da melhor forma possível. E que melhor forma é essa? É a que você escolher montar, porque o portfólio é seu. Pode ser que o primeiro seja alterado com o passar do tempo, e está ok. Faz parte da vida. Com o tempo, você vai vendo o que funciona e o que não funciona, fazendo ajustes aqui e ali para chegar a um resultado ótimo no final do processo.

Leia também

Assista agora o Minicurso gratuito de Power BI:

Publicações recentes:
Assuntos: