Resultados, essa é a palavra que resume a experiência de um gestor de sucesso. Ser querido e respeitado pela equipe, cumprir os horários e realizar tarefas com excelência é uma parte importante do trabalho. No entanto, para realmente alcançar o topo é necessário que as suas decisões tragam um retorno positivo para a empresa dentro do prazo esperado.
Para trazer os resultados esperados, o gestor precisa estar sempre se atualizando e buscando novas soluções para antecipar problemas e intensificar as ações lucrativas.
Um dos segredos para isso, é prever os cenários da empresa para decidir certo, conforme veremos neste artigo.
Neste artigo você vai ver
Como saber se você é um gestor de sucesso
Os gestores de sucesso tem alguns pontos em comum, o principal deles é conhecer a empresa como a palma da mão.
Por exemplo, se eu perguntasse para você hoje:
- Qual foi a rentabilidade da sua equipe em 2022?
E se eu te perguntasse:
- Qual a previsibilidade de receita para o primeiro trimestre de 2024?
E perguntasse ainda:
- A equipe vai bater a meta do mês?
Quanto tempo demoraria para me dar essas respostas?
Uma hora, duas horas, um dia ou mais?
Gestores de sucesso têm essas informações na palma da mão, através de ferramentas avançadas de análises de dados.
De acordo com o estudo da Infobrief, realizado pela consultoria IDC a pedido da Qlik em 2022, as empresas brasileiras que investiram em análise de dados alcançaram um crescimento de 21% ao ano.
Em contrapartida, segundo estudo da Gartner, apesar de reconhecerem a vital importância dos dados para as empresas, apenas 54% das decisões dos gestores realmente são baseadas em dados.
De acordo com 32% das respostas o problema é a falta de qualidade nos dados, 28% dizem que suas análises ficam incompletas pois não incorporam diferentes fontes de dados e 27% dizem que analisar dados leva muito tempo.
Contudo, os gestores que conseguem fazer análises rápidas e ter o acesso instantâneo aos KPIs da empresa, conquistam os melhores resultados e atingem o sucesso.
Isso acontece porque eles conseguem prever os problemas antes mesmo que aconteçam e ao mesmo tempo, entendem as estratégias que estão dando certo e conseguem intensificá-las.
Mas, como o gestor chega a este nível? É isso que veremos no próximo tópico!
3 passos para se tornar um gestor de sucesso
Não existe uma fórmula mágica para ser um gestor de sucesso. No entanto, existem 3 passos que vão ajudar bastante nesta caminhada.
1º – Estar com a ferramenta certa
O 1º passo para se tornar um gestor de sucesso é utilizar a ferramenta de dados mais cobiçada do mercado. Hoje, o Power BI, a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, é a plataforma usada pelas principais empresas do mundo.
Através do Power BI você consegue ter acesso instantâneo aos principais KPIs da empresa. Você pode ainda fazer projeções em tempo real dentro da ferramenta com um clique. Analisar diferentes cenários, ver gráficos e tudo o que precisar para a tomada de decisões.
Observe como fica um Dashboard feito no Power BI:
2º – Conhecer os KPIs da sua empresa como a palma da sua mão
Depois você precisa conhecer o seu negócio e saber quais KPIs de fato precisam aparecer no seu Dashboard. Entender sobre os KPIs da sua empresa é uma obrigação do gestor de sucesso.
Leia mais: Conheça os principais KPIs que você deve acompanhar para a sua empresa crescer
3º – Ser criativo e estar aberto ao novo
O terceiro passo é ser criativo na hora da tomada de decisões, avaliando todas as possibilidades. E estar sempre aberto ao novo. Para isto, você vai precisar se manter em constante atualização, para saber quais as principais tendências do mercado que podem ser aplicadas à sua empresa.
Gostou deste conteúdo? Quer se aprofundar ainda mais? Baixe agora o Ebook gratuito – O Poder da Previsibilidade nos Negócios!