Conhecer os indicadores com profundidade e ter a capacidade de fazer análises inteligentes em cima desses KPIs (Key Performance Indicator) é um dos segredos das empresas de sucesso.
Nesta postagem vamos acompanhar os 5 principais indicadores que são essenciais para que a sua empresa tenha resultados acima da média.
Acompanhe o post:
O que são os indicadores
Os indicadores são o modo mais seguro de você entender como está a saúde da sua empresa. Para ficar mais claro, os indicadores se configuram como elementos que possuem como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período.
Assim, os indicadores podem ser considerados guias eficientes e seguros para análises profundas de diferentes cenários da empresa, permitindo um olhar abrangente, técnico e comparativo da realidade.
De acordo com pesquisa recente do IDC Predictions Brasil, as empresas que investem em análise de dados, ou seja, que tomam decisões baseadas na análise de indicadores, tiveram um crescimento de 21% ao ano.
Já o estudo feito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) com 179 grandes empresas listadas na Bolsa de Valores, mostra que organizações que tomam decisões baseadas em dados têm maior ganho de performance, com uma produtividade entre 5% e 6% superior, comparado à empresas que não fazem esse investimento.
Ficou claro, a importância dos KPIs para o seu negócio? Agora é hora de ter foco e entender quais são os principais indicadores que você deve analisar em sua empresa.
1. Indicadores de Vendas
Os KPIs de vendas – ou indicadores-chave de performance – são usados para avaliar o desempenho da área dentro de uma empresa e funcionam como balizadores para a tomada de decisões. Conhecer os principais indicadores de vendas é fundamental para fazer ajustes de rota, otimizar processos e alcançar melhores resultados.
- Ticket Médio: Revela o valor médio que os clientes gastam por pedido no seu negócio. Dessa forma, ele está diretamente relacionado ao faturamento da empresa.
- Custo de aquisição de cliente (CAC): Para mensurar esse indicador, leve em consideração todos os investimentos realizados para atrair e concretizar uma venda, como estratégias de marketing, salários da equipe e ferramentas e softwares.
- Lifetime Value (LTV): Define o valor do tempo de vida do cliente. O LTV é calculado multiplicando o ticket médio pelo número médio de compras realizadas por cliente e o tempo médio de retenção do consumidor no negócio.
- Retorno sobre o Investimento (ROI): Utilizado para entender a eficiência das estratégias de vendas implementadas pelo seu negócio. Na prática, ele calcula o percentual de lucro ou prejuízo obtido em relação ao investimento realizado para colocar uma estratégia em prática.
- Receita Recorrente Mensal (MRR): Esse indicador mensura o faturamento mensal que o empreendimento obtém a partir das suas vendas recorrentes, oferecendo uma previsão das receitas futuras e permitindo um melhor planejamento financeiro.
Observe como fica fácil visualizar esse KPI com um relatório dinâmico.
2. Indicadores Financeiros
Os indicadores financeiros são as métricas utilizadas como referência para monitorar o desempenho econômico de um negócio. Eles também estão dentro do conjunto de KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, indicadores-chave de performance da empresa. Confira os principais indicadores financeiros.
- Ticket Médio: O ticket médio representa o valor médio de cada venda. Para calcular basta pegar o volume total de faturamento e dividir pelo volume de vendas fechadas.
- Margem de Contribuição: Ela representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, – chamados de custo de estrutura -, e ainda gerar lucro. Para encontrar a Margem de Contribuição, basta fazer a seguinte conta:
Margem de Contribuição = Faturamento – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
- EBITDA: Esse índice é utilizado para determinar o lucro operacional somado às depreciações e amortizações. Conforme mostra a fórmula.
EBITDA = Lucro Operacional + Depreciações + Amortizações
Confira agora como fica fácil realizar uma análise de dados inteligente utilizando um Dashboard no Power BI:
3. Indicadores de Lucratividade
Os indicadores de lucratividade revelam o quanto está ficando de receita disponível na empresa. Esse é um indicador imprescindível para revelar a saúde financeira do seu negócio.
- Margem de Lucro Líquido: A margem de lucro líquido é um indicador de eficácia da operação da empresa, que demonstra qual o percentual de cada real vendido restaram após a dedução de todos os custos e despesas operacionais, impostos sobre vendas e sobre lucro, despesas e receitas financeiras, perdas e ganhos.
ML: Lucro Líquido / Receita de Vendas x 100
- Margem de Lucro Bruto: A margem de lucro bruto também é um indicador de eficácia operacional, porém com o foco em demonstrar a competência da empresa em desenvolver seus produtos e processos produtivos, definir o mix de produtos e a qualidade da sua venda.
MB: Receita: Lucro Bruto / Receita Líquida de Vendas x 100
4. Indicadores de Produtividade
Os indicadores de produtividade são índices que medem a performance do negócio em diversas áreas. Esses dados são imprescindíveis para metrificar os seus resultados.
- Indicadores de qualidade: Medem se o resultado final atende às expectativas previstas no início do projeto. Elas podem medir a quantidade de produtos vendidos ou a satisfação do cliente com a empresa, por exemplo.
- Indicadores estratégicos: Permitem analisar se as metas estão sendo, de fato, alcançadas. Nesse caso, avalia-se os percentuais alcançados em um determinado período.
- Indicadores de capacidade: Medem quanto uma pessoa ou uma equipe consegue produzir em um determinado período com determinados recursos. Dessa forma, é possível delimitar prazos mais realistas de entrega.
5. Indicadores de Marketing
Podemos definir os indicadores de marketing como ferramentas utilizadas para mensurar o desempenho das ações, processos, estratégias e campanhas de marketing da empresa. Entender esses KPIs é muito importante para que não haja investimentos equivocados, e para entregar os melhores resultados.
- Custos de Aquisição de Clientes: Refere-se ao valor investido para conquistar um cliente novo.
- Custo por Lead: É o valor investido para que uma pessoa deixe o contato para você em determinada campanha.
- Tempo de Médio de Navegação: Faz menção ao tempo que a pessoa ficou no site.
- Páginas por visita: As páginas que mais atraíram o seu público.
Veja um exemplo de Dashboard de Marketing construído no Power BI!
Mas não basta dominar todos esses indicadores, para obter excelentes resultados é necessário conseguir visualizar cada um desses KPIs de forma clara e precisa. Para isso, você vai precisar de um Dashboard construído com a visão inteligente de negócios.
Dessa forma, você tem toda a sua empresa na palma da mão, o que ajuda a tomar as melhores decisões e potencializar os seus resultados.
Está com dificuldade de realizar uma análise de dados baseada em indicadores? Nós da Power BI Experience podemos ajudar você.
Clique agora no botão abaixo e conheça as nossas soluções para a sua empresa!
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES PARA SUA EMPRESA
Instagram
Facebook
Youtube