BLOG DOS
INCOMPARÁVEIS

Publicações

Mercado Internacional de BI: como precificar o seu projeto


Você já parou para pensar em
como precificar o seu projeto? E se os seus clientes forem de fora do Brasil? Sabe como cobrar por um projeto de BI internacional? É isso que vamos ver neste artigo através da história do Consultor de BI, Felipe Araújo.

Neste post você vai ver


Como precificar o seu projeto Internacional de BI?

Os clientes, segundo Felipe, estão interessados em saber quanto irão pagar no final. Para isso, ele oferece três pacotes de horas semanais para os clientes escolherem, visando atender às diferentes demandas de cada empresa, o que funciona tanto para clientes nacionais quanto para internacionais. 

O tempo gasto para a realização de um relatório varia de acordo com a fonte e qualidade dos dados envolvidos.

Felipe destaca a importância do software Clockify para controlar as horas trabalhadas para cada um de seus clientes. Além disso, alguns clientes recebem relatórios semanais através do Power BI, onde podem visualizar o tempo gasto e os trabalhos realizados. Essa transparência na prestação de serviços contribui para uma relação de confiança entre o consultor e os clientes.

O Power BI é a principal ferramenta utilizada por Felipe, através desta plataforma, ele consegue gerenciar clientes dentro e fora do Brasil.

 

Formação em Análise de Dados

Aprenda Power BI e cresça na sua carreira!


Na precificação dos projetos de BI, Felipe menciona que
grandes empresas têm a tendência de querer saber quantas horas são necessárias para a conclusão de um projeto. Já para pequenas empresas, uma estratégia mais atrativa é adotada. Nessa abordagem, o projeto é vendido por um valor fechado que inclui uma estimativa de horas e um valor multiplicador. 

Isso evita a necessidade da contagem exata de horas, pois as pequenas empresas não possuem essa cultura de cobrar por hora como as grandes empresas.


Cada cliente é um universo. Saiba agir de forma segmentada

Felipe destaca a importância de conhecer as necessidades específicas de cada cliente.

Ele menciona um caso em que desenvolveu uma solução para uma empresa de construção, utilizando recursos disponíveis no SharePoint, sem a necessidade de pagar por conectores premium no Power Apps. 

Isso demonstra a habilidade do consultor em utilizar as ferramentas disponíveis de forma eficiente.


A adversidade virou oportunidade: Tudo começou na pandemia

Felipe conta que iniciou sua carreira como freelancer durante a pandemia do Covid-19, devido a crise mundial. Ele aproveitou a oportunidade de trabalhar online para poder viajar pelo mundo. 

O consultor destaca a importância de explorar outras opções além da CLT, e aconselha quem está começando agora a considerar novas possibilidades de trabalho.

Apesar de estar muito feliz com a carreira hoje, Felipe alerta que o caminho para o sucesso envolve riscos e oportunidades para crescimento e expansão do negócio. 

Por isso, ele encoraja os outros analistas com espírito de empreendedores a aproveitarem as oportunidades e enfrentarem os desafios com determinação e visão de futuro.


A Importância das ferramentas para o mercado internacional de BI

Para Felipe chegar a este estágio de vender produtos para fora do Brasil ele precisou dominar ferramentas importantes, a que mais se destaca é o Power BI, ferramenta fundamental para a análise de dados. O Power Apps e o Power Automate, também ajudaram na  automação de processos.

O consultor de negócios explica que usou a implantação do Power BI para melhorar a vida dos vendedores em fazendas, e salienta a importância de adaptar os relatórios para a realidade do campo, como no caso de tablets com conexão 3G.



Gostou deste artigo, quer ver o Podcast completo? Clique agora no botão abaixo para assistir.

Assista ao Episódio Completo!

Clique agora no botão abaixo

Leia também

Assista agora o Minicurso gratuito de Power BI:

Publicações recentes:
Assuntos:
Xperiun