BLOG DOS
INCOMPARÁVEIS

Publicações

Ainda não fez o planejamento estratégico para 2023? Entenda a importância dele para sua empresa

O planejamento estratégico é extremamente importante para qualquer empresa. Através dessas ações estruturadas é possível aumentar a produtividade da equipe, reduzir custos e ainda aproveitar da melhor forma as oportunidades. 

No entanto, para fazer um planejamento certeiro é necessário entender a realidade da empresa e a melhor forma de ter essa visão é através da análise de dados. 

Neste artigo você vai ver


O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um plano de ação que estrutura tudo que a empresa precisa fazer para alcançar bons resultados e apoiar o crescimento sustentável do seu negócio, levando em consideração as particularidades de cada segmento.

De acordo com pesquisa recente realizada pela Consultoria Falconi, 76% das médias empresas não têm metas claras para todas as suas áreas. 

Dentre as empresas que têm metas definidas, 31,7% não adotam nenhum indicador para elaborar as metas; 51,2% definem algumas dessas metas com base em análises; e só 14,6% baseiam todas as metas em indicadores.

Ao mesmo tempo, menos da metade (44,1%) das empresas afirmaram que apresentam crescimentos tímidos e 20,9% delas disseram que estão estagnadas ou em declínio.

A conclusão dos pesquisadores é que a ausência de um modelo de gestão eficiente de controle de resultados dificulta o desenvolvimento dos negócios. 

No entanto, muitos gestores não conseguem enxergar essa realidade e acabam sendo pegos desprevenidos. 

 

Você, por exemplo, acredita que tem um Planejamento Estratégico baseado em dados?

 

Então responda estas 4 perguntas simples:

  1. Quais ações fará em 2023?
  2. Quanto você pretende investir em cada uma dessas ações?
  3. Quanto espera obter de resultado? 
  4. Todos esses pensamentos estão estruturados de forma clara, para que toda a equipe entenda e possa executar tarefas de acordo com o seu planejamento estratégico?

Caso você tenha dificuldade para responder essas perguntas, certamente o seu planejamento está confuso. 

A boa notícia é que podemos mudar essa realidade. Ainda há tempo de você organizar o seu planejamento estratégico em 2023, e o melhor é que essa organização pode ser feita baseada em dados.

 

Leia também: 03 insights que você pode ter com o gráfico Meta x Realizado


Como fazer um planejamento estratégico baseado em dados?

Como vimos na pesquisa apresentada neste artigo, a maioria das empresas não possui um planejamento estratégico, quem dirá um planejamento baseado em dados. 

Em contrapartida, a pesquisa da Insights-Driven Business Set The Pace For Global Growth – Forrester, revela que empresas que tomam decisões baseadas em dados crescem mais de 30% anualmente. 

Além disso, mais da metade (60%) das empresas de alto desempenho no mundo baseiam suas decisões em informações, analisando dados do mercado, da concorrência e dos clientes, segundo levantamento feito pela  BI-Survey.

Isso significa que, ao fazer um planejamento estratégico baseado em dados você estará muitos passos à frente dos seus concorrentes.

 

Saiba mais: Aplique a Curva ABC e aumente seu faturamento!

Mas, como fazer esse tipo de planejamento?

Para realizar um Planejamento Estratégico baseado em dados, em primeiro lugar é necessário contar com uma ferramenta capaz de proporcionar a visão estratégica da empresa e objetiva. 

Hoje, a melhor ferramenta do mercado para este tipo de análise é o Power BI. Através do Power BI, o gestor tem a visão completa do negócio e poderá fazer um levantamento baseado em dados de forma segura, veloz e eficiente, como este abaixo. 

 

Mas, de nada adianta ter o acesso à ferramenta se você não contar com uma equipe de analistas que dominem o Power BI e saiba operá-lo com visão estratégica. 

Por exemplo, as ações que sua empresa fará no último trimestre de 2023 podem ser baseadas nas métricas do mesmo período dos últimos 3 anos. Assim, você pode realizar estratégias certeiras para os produtos com maior saída.

Dessa forma, sua empresa poderá ser muito mais lucrativa ao aproveitar de forma planejada cada oportunidade. 

Agora, caso não tenha uma equipe de analistas treinada para aplicar a inteligência de negócios, não se preocupe, nós da Power BI Experience podemos capacitar o seu time para construírem relatórios interativos e pensarem de forma estratégica na hora de realizarem a análise de dados. 

Podemos ainda, preparar o seu Dashboard personalizado, de acordo com as necessidades da sua empresa, para que o seu planejamento seja Incomparável!

 

Clique agora no botão abaixo e conheça as nossas soluções para o seu negócio!

 

Leia também

Assista agora o Minicurso gratuito de Power BI:

Publicações recentes:
Assuntos:
Xperiun