Se você é gestor e não está conseguindo visualizar com exatidão algumas metas como: a performance de cada vendedor, o custo-benefício por produto ou entender como estão as vendas por região, talvez você esteja com problemas na operação ou está deixando alguma oportunidade de crescimento passar. A boa notícias é que esses, e outros dados importantes podem ser visualizados de forma simples com um Dashboard de Vendas bem estruturado.
Para ficar mais clara essa evidência, vejamos a pesquisa realizada pelo site Marketing Metrics.
Segundo o estudo, a taxa de sucesso nas vendas para clientes recorrentes é de 60% a 70%. Enquanto a taxa de sucesso na venda para pessoas que nunca compraram em seu negócio fica em torno de 5% a 20%.
Ao analisar de forma clara dados como este da pesquisa fica mais fácil a tomada de decisões, certo?
Por isso, neste artigo vamos te mostrar o modelo de um poderoso Dashboard de vendas e apresentar os insights deste relatório dinâmico, que pode te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.
2 Insight poderosos em seu Dashboard de vendas
Observe o Dashboard de vendas abaixo, repare como os números importantes ficam visíveis, como se “saltassem na cara do gestor”.
Basta passar o olho para ver o faturamento, as vendas, o Ticket médio e os descontos. Somente com os números principais já é possível ter excelentes ideias para melhorar os resultados da empresa.
Nesse Dashboard é possível fazer simulações, por exemplo, aumentando o desconto, quanto seria a probabilidade de aumento de vendas? Ou se reduzir o desconto em quanto aumentaria o Ticket Médio? Em um clique você tem essas respostas.
Outro Insight importante é a análise de vendas por períodos, é possível ver de forma clara no gráfico, quais produtos são os mais vendidos no decorrer dos meses e quais regiões do país se destaca na venda de cada item.
Dessa forma, é possível intensificar as vendas dos produtos que mais saem em determinado período do mês, de acordo com a região do país.
Por exemplo, o Blaser Poderoso foi o produto com maior saída, e os períodos em que as vendas mais aumentaram foram: junho, agosto e dezembro, com destaque para vendas em Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Com essas informações em mãos, é possível criar estratégias para intensificar as vendas nos períodos de alta, e também ter táticas diferenciadas para aquecer as vendas nos períodos com menor saída.
Com um clique você pode ter um insight que muda tudo
Quando você tem um Dashboard de Vendas interativo é possível enxergar novos cenários com um clique.
Uma das hipóteses possíveis ao analisar um Dashboard de Vendas construído de forma estratégica, é entender a performance de cada vendedor, conforme veremos no Dashboard abaixo.
Repare que em nosso exemplo, a Carla Ferreira foi a vendedora em destaque, vendendo R$2,38 mil no mês, seguida do Júlio Lima e do Gustavo Gomes. Por outro lado, a Isabella Souza, vendeu somente R$310 por isso, precisa melhorar a performance de vendas.
O interessante é que o desempenho dos vendedores pode ser analisado em qualquer período do mês. Dessa forma, é possível prever quem vai bater a meta e criar estratégias para ajudar os vendedores a alcançarem o objetivo esperado.
É possível ainda cruzar os dados e descobrir qual vendedor é mais eficiente na venda de determinado produto, ou entender em qual período do mês cada um dos vendedores costuma se destacar.
Assim, o gestor pode ter ideias diferentes para aumentar o desempenho de cada membro da equipe.
Agora, vamos aprofundar um pouco mais.
Imagine um Dashboard que mostra que a empresa bateu 110% de faturamento bruto, porém a margem alcançada foi de 92%.
Inicialmente, quando olhamos e identificamos a meta vemos que foi super positivo, já que foi alcançado 110% da meta (10% a mais do esperado). Agora quando olhamos para a margem, vemos que ela ficou aquém do esperado. Isso nos leva a conclusão de que provavelmente para o time bater a meta foi utilizado muitos cupons descontos o que prejudicou a margem, e com isso, o resultado líquido da empresa foi menor.
Naturalmente isso levaria a uma série de ações entre elas: como além de bater a meta de faturamento o gestor poderá contribuir para que o time aplique menos descontos? Vai aplicar novos treinamentos? Vai aumentar o valor dos produtos? Note que é possível criar diferentes estratégias para melhorar os resultados.
Outro exemplo pertinente é o seguinte, imagine que você tem uma Receita Recorrente de 80%, esse resultado à primeira vista é favorável. No entanto, olhando com mais cuidado, percebemos que o Ticket Médio está em 60%, isso significa que apesar da receita estar ok, os clientes estão gastando um valor abaixo do esperado por pedido.
Portanto, precisa fazer muitas vendas para conseguir ficar com a Receita Recorrente favorável. Nesse caso, a solução pode ser aumentar o valor do produto, que pode estar abaixo do preço do mercado, ou oferecer algo a mais junto a venda para tornar valorizar mais o produto ofertado.
Notou alguma diferença entre os relatórios de vendas que você usa hoje e um Dashboard construído de forma estratégica com a visão do gestor?.
Os Dashboards apresentados neste artigo foram construídos no Power BI, por uma equipe especializada em análise inteligente de dados.
Quer entender um pouco mais sobre o Universo dos Dados e descobrir métodos testados para aplicar na sua empresa?
Baixe agora o Ebook gratuito O Poder da Previsibilidade e veja como melhorar os resultados do seu negócio, de forma considerável, através da análise de dados inteligente.
Clique agora no botão e baixe o Ebook o Poder da Previsibilidade nos Negócios.
Quer saber como melhorar os resultados do seu negócio?
Clique no botão e baixe o Ebook gratuito “O Poder da Previsibilidade”.
Baixar Ebook
Instagram
Facebook
Youtube