Se você está em dúvida de qual Curso de Power BI escolher, provavelmente já compreendeu a importância em aprender uma ferramenta tão completa e poderosa como o Power BI. Com tanta opção no mercado, vem a dúvida:
– Qual o melhor Curso de Power BI do mercado?
– Como escolher?!
– Qual tem o melhor custo-benefício?!
Mas antes de responder a essas dúvidas, você precisa definir se realmente precisa de um curso:
Opção 1:
– Apenas saber o que é Power BI
– Apenas criar um dashboard
– Ser dependente do Google e Youtube para tudo
Opção 2:
– Aprender Power BI com um passo a passo estruturado
– Aprender o conceito por trás da ferramenta
– Aprender junto com as demais pessoas que tem mesmo objetivo
– Ganhar experiência com cases reais
– Obter resultados mais rápidos
Caso tenha escolhido a opção 2, você precisa de um Curso de Power BI.
E agora vem a dúvida:
Qual o melhor Curso de Power BI?
Para escolher um curso, que atenda as suas expectativas, você precisará analisar alguns critérios – que te mostro aqui embaixo.
Pegue um papel, ou abra um bloco de notas no seu computador, e anote todas as opções de Curso de Power BI que você está em dúvida.
1) Quem vai te ensinar Power BI
De nada adianta você comprar aquele curso que seu amigo te indicou se você não se adaptar à metodologia de ensino do professor.
Então, avalie bem quem vai te dar aulas de Power BI e faça um teste!
Esse professor tem vídeos no Youtube?! Então, assista a alguns vídeos dele pra ver se você gosta da forma como ele explica os conteúdos. Fazendo isso, os riscos de desistência do curso ou dificuldade de aprendizado vão diminuir bastante!
2) Reputação do Curso
Esse é um critério muito importante! Verifique a reputação do Curso de Power BI!
Você deve estar achando que basta olhar aquelas “estrelinhas” que tem na página de compra do Curso, né?! Mas não é (só) ali que você deve checar isso! Sabe porque?! Por que se a plataforma do curso é própria, é possível colocar qualquer nota ali, inclusive avaliações fakes.
Então, o que sempre indico é: fale com pessoas que fizeram o curso!
Você pode perguntar nos grupos de Whatsapp, por exemplo, quem conhece ou já fez esse curso… Você pode buscar no LinkedIn pelo perfil do professor, para ver as marcações que fizeram sobre ele e assim chegar até os alunos…
Ao chegar nos alunos que fizeram esse Curso de Power BI, envie mensagens a pelo menos 3 deles e pergunte sobre o Curso! Eu tenho certeza que você vai conseguir ter um bom indicativo sobre a qualidade do curso.
3) Conteúdo do Curso
Avalie o conteúdo do Curso de Power BI em questão. Geralmente no site de compra do curso, vem a descrição dos tópicos abordados em cada módulo. Veja um exemplo aqui: Express.
Se o curso que você pretende escolher não tiver sequer a listagem dos tópicos abordados, descarte-o já! Pense só: como você vai comprar um produto novo sem nem ver como ele é ou o que vem com ele?! Nem pensar, né?!
O que você deve levar em conta na sua análise:
– Se há uma divisão dos conteúdos (em módulos)
– Se há uma Metodologia
– Até que nível vai o conteúdo (iniciante, intermediário ou avançado)
– Há algum canal exclusivo para alunos se conhecerem e trocarem ideias?
– Há Fórum de dúvidas?
4) Bônus do Curso
É muito comum cursos online possuírem bônus mas o que você precisa mesmo avaliar é:
O que esse bônus vai agregar na sua vida?
Avalie o que cada Curso de Power BI possui de bônus e anote aquele te agradar mais. Hoje, por mais que um curso tenha um conteúdo teórico bacana, muitas pessoas tem dificuldade em conseguir “praticar” além dos cases desenvolvidos ao longo do curso. Por isso, ter mais exemplos de Dashboards, de diferentes temas é tão importante.
O que quero dizer é: quanto mais você praticar, ou seja, quanto mais dashboards (de diferentes áreas e problemas) você fizer, melhor porque ficará “afiado” em resolver problemas, independente da área de atuação.
No Curso Express de Power BI, por exemplo, temos 5 bônus, com mais 6 horas de desenvolvimento de cases além das 15h que já tem no Curso.
Já na Formação em Análise de Dados temos encontros mensais com os alunos, aulas sobre carreira, curso de figma, Linkedin, módulo de SQL, Fórum de dúvidas, dentre muitos outros bônus. Ah, como esse curso não fica aberto o tempo inteiro, é bom você acompanhar no nosso Canal do Telegram as novidades – sempre divulgamos por lá as datas de abertura de novas turmas.
5) Investimento
Você pode estar se perguntando porque deixei esse assunto para o final, né?! Por mais que esse possa ser um limitador inicial, caso você esteja financeiramente enrolado, por exemplo, é sempre possível parcelar o valor.
Alguns cursos vão te oferecer poucas opções de forma de pagamento e quantidade de parcelas, outros já vão te dar mais opções.
Você precisa analisar todos os tópicos acima, para julgar melhor se o investimento é vantajoso. Lembre-se do seu objetivo inicial! Vale apena investir o valor X para conquistar seu emprego dos sonhos? Vale a pena investir para obter seu reconhecimento profissional onde você trabalha? Analise bem!
Não quero que você compare somente o valor do investimento, porque muitas vezes você pode escolher um curso “baratinho” que não vai te dar resultados em pouco tempo. E é aí começa a bola de neve! Você decide comprar outro curso “baratinho”…. E no fim, você fez vários cursos em 12 meses que não te trouxeram os resultados que teria em 3 meses de um Curso mais completo e mais “caro”. Ou seja, o “barato” saiu caro.
A escolha final
Agora que você já leu todos os critérios, você precisa pegar aquele seu bloco de notas e adicionar as colunas com os critérios. Depois, você deve marcar um “x” no melhor curso de cada critério.
Ao final, veja qual o curso tem mais marcações e você estará bem perto escolher O melhor Curso de Power BI. Caso haja empate, busque dar pesos aos critérios para desempatar.
Ah, se ainda assim você tiver dúvidas e quiser saber mais sobre os nossos Cursos de Power BI, não deixe de entrar em contato, ok?!
Para não perder nenhuma novidade sobre Power BI e sobre as próximas turmas da Xperiun, entre no Canal do Telegram e acompanhe as outras redes sociais.
Até breve,
Leonardo Karpinski.