BLOG DOS
INCOMPARÁVEIS

Publicações

3 sinais de que sua equipe está com baixa produtividade

Gestor, é quase impossível identificar a baixa produtividade da equipe, quando a análise não é feita através dos indicadores corretos em relatórios dinâmicos de fácil visualização. Ainda assim, conseguimos destacar 3 sinais que se repetem quase sempre em times improdutivos, e vamos revelar neste artigo. Siga a leitura para descobrir se o seu time está rendendo menos do que deveria! 

Em nossa jornada na Xperiun, nós já ajudamos inúmeras empresas a aumentarem a produtividade em mais de 200%. O fato curioso é que grande parte desses gestores não se davam conta de que a sua equipe estava apresentando baixa produtividade. Muitos, afirmam, inclusive, que se tivessem noção real do quadro, teriam procurado ajuda mais cedo. 

Em nossos mais de 6 anos de experiência, conseguimos identificar 3 sinais que se repetiram em praticamente todas as empresas, que estavam encontrando muita dificuldade para o crescimento. E pasmem, em quase 99% dos casos, o problema não estava nos funcionários, e sim no gestor, que seguia utilizando uma “charrete” para trabalhar, enquanto parte da concorrência já voava na pista de “Ferrari”. 

Mas, vamos deixar esse assunto para tratar mais adiante.

Acompanhe este artigo e analise se a sua empresa se encaixa em alguns dos quadros que vamos apresentar.

Quanto tempo você leva para encontrar informações simples sobre a sua empresa?

Gestor, eu vou fazer agora 3 perguntas simples, e peço para você ligar o cronômetro no seu Smartphone e analisar quanto tempo levará para encontrar cada uma dessas respostas de forma exata. 

1 – Qual foi o faturamento da sua empresa no ano passado?

2 – Qual a Margem de Contribuição do seu Principal Produto?

3 – Quais dos seus vendedores devem bater a meta este mês?

Caso você tenha demorado mais do que 5 minutos para responder essas perguntas é hora de levantar o sinal de alerta, pois provavelmente você não tem as informações da sua empresa na palma da mão. 

A indisponibilidade de informações é o primeiro sinal de que sua equipe apresenta baixa produtividade. Isso acontece, por um fato simples: se o gestor tem dificuldade de encontrar informações cruciais para o desempenho da empresa, quem dirá os demais colaboradores. 

Imagine quanto tempo cada membro da sua equipe perde por dia apenas procurando dados?

A perda se torna ainda maior quando pensamos nas análises, que podem demorar dias para serem feitas de acordo com as ferramentas utilizadas. Mas falaremos disso com mais detalhes no próximo tópico!

A baixa produtividade da equipe pode acarretar em diversos problemas para a empresa e atrapalhar o crescimento como um todo. Acompanhe este artigo e descubra os 3 principais sinais para saber se o seu time está rendendo menos do que deveria. 

Saiba mais: Gestor, descubra 3 insights valiosos escondidos em um Dashboard de Vendas

Suas atualizações de informações nos relatórios são realizadas de forma instantânea?

Quando o seu time de analistas apresenta um relatório, você geralmente pede novas análises em cima dos mesmos dados?

Por exemplo, ao apresentar o faturamento de maio de 2023, você pediria também as informações de 2022 para fazer um comparativo, certo?

Essas atualizações costumam demorar quanto tempo? Horas? Dias? 

Caso a sua resposta ultrapassar os 3 minutos, certamente a sua equipe apresenta um sério problema de produtividade, pois estão atuando com ferramentas ultrapassadas. 

Utilizar plataformas defasadas para a construção de relatórios é um dos principais vilões, quando o assunto é: baixa produtividade. 

Hoje a ferramenta mais avançada do mercado para realizar análises de dados é o Power BI, a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft. Através de análises inteligentes feitas no Power BI, você pode ter qualquer atualização de forma instantânea. O que levaria dias, você obtém na hora com apenas um clique. 

O Power BI é uma ferramenta com excelente custo benefício, é possível, inclusive, iniciar o seu uso gratuitamente. O grande segredo é que você precisará capacitar a sua equipe para entregarem os melhores resultados dentro desta ferramenta. 

Lembra da Ferrari que citei no início deste artigo? Pois é, de nada adianta entregar uma Ferrari nas mãos de quem não possui habilitação de trânsito. O mesmo ocorre com o Power BI.
Já atendemos empresas que cresceram mais de 30% ao ano ao treinar a equipe para usar o Power BI, e aumentaram em mais de 4x a produtividade. Este foi o caso da Hidrofiltros, você pode conferir a história completa, clicando no botão abaixo e baixando o nosso Ebook gratuito: O Poder da Previsibilidade nos Negócios. 

Ebook O Poder da Previsibilidade nos Negócios


Sua equipe está preparada para quadruplicar a produtividade?

O terceiro sinal de que sua equipe está rendendo menos do que deveria é a demora para produzir relatórios. 

Caso o seu time demore um dia ou mais para entregar um relatório sempre que ele é solicitado, pode ter certeza de que a sua equipe está com baixa produtividade. 

No Power BI, a produção de relatórios, podem ser feitas em minutos após a construção dos seus Dashboards. 

No entanto, é necessário que a equipe esteja capacitada para conseguir produzir relatórios dinâmicos, focados nos KPIs da empresa e também para fazerem análises inteligentes. Quando isso acontece, os resultados aparecem. 

Prova disso é o estudo da Infobrief, realizado pela consultoria IDC a pedido da Qlik em 2022, que ouviu mais de mil líderes empresariais em 11 países, os negócios que investiram em análises de dados, observaram melhorias de 16% na eficiência operacional, 20% no lucro e de 24% na retenção de funcionários. Além de 23% de taxa de crescimento. 

Quer saber mais sobre como aumentar a produtividade da sua equipe através da análise de dados inteligente? Clique no botão abaixo e conheça as nossas soluções para o seu negócio

Conheça nossas
Soluções para sua Empresa

Quer saber mais sobre como aumentar a produtividade da sua equipe através da análise de dados inteligente?

Leia também

Assista agora o Minicurso gratuito de Power BI:

Publicações recentes:
Assuntos: