A gestão de finanças das empresas pode ser uma “pedra no sapato” dos gestores, ou pode revelar excelentes oportunidades, dependendo da forma que você encara essa atividade.
Independente do segmento que a sua empresa atue, pode ter certeza que ela vai se sair muito melhor com a análise de dados inteligente feita no Power BI.
O financeiro é o coração da empresa, e por isso, precisa ser analisado constantemente. Através do Power BI os principais KPIs da empresa são visualizados de forma fácil, o que facilita o processo de decisão e a gestão de finanças.
Conforme veremos nesta postagem.
Nesse post você vai ver
Como fazer a melhor gestão de finanças
Para fazer uma gestão de finanças acima da média, você precisa conhecer a empresa como a palma da mão. Eu não falo somente em saber sobre a missão, visão e valores.
Você precisa ir além e saber o faturamento do mês, o faturamento a cada 3 meses, e as projeções de faturamentos futuros.
Precisa ter em mãos, a hora que precisar, informações como a sua:
- Rentabilidade
- Lucratividade
- Faturamento
- Margem bruta
- Margem líquida
- Margem de contribuição
- Ponto de equilíbrio
- EBITDA
No entanto, utilizando relatórios e planilhas normais, você pode levar horas ou dias para ter esses números atualizados. Costuma ser ainda mais difícil ter uma visão mais ampla. Por exemplo, saber qual é a sua Margem de Contribuição hoje, como era no mesmo período do ano passado, e qual a projeção para o final do ano.
Contudo, quando você utiliza uma plataforma inteligente como o Power BI, e conta com uma equipe com visão analítica de mercado, tudo muda.
Você tem acesso instantâneo às principais informações da sua empresa, faz atualizações em tempo real e conta com um Dashboard projetado para os seus insights e a tomada de decisões
Saiba mais: Faça o direcionamento da sua empresa através da análise de OKRs
Observe um insight valioso através de um Dashboard no Power BI
Imagine fazer a sua gestão financeira com um Dashboard como este, que fica sempre disponível e pode ser atualizado a qualquer momento.
Por exemplo, se você quiser saber qual foi a sua receita no ano passado, basta um clique, e em menos de 1 minuto, você terá os dados à sua disposição.
Agora, se quiser saber qual a projeção de receita que causa aumento da sua margem de contribuição, novamente, é só ir ao Dashboard e atualizar. Pronto, em segundos, você tem a sua resposta.
Neste mesmo Dashboard você observa quem são os seus melhores clientes, seus serviços mais lucrativos e observa a sua receita ao longo do ano. Tudo isso de forma instantânea, sempre disponível para você.
Analisando esse Dashboard com mais cuidado, podemos ter um Insight poderoso. Observe que julho é o mês mais lucrativo do ano. Dessa forma, é possível entender quais estratégias foram feitas neste período para repetir o processo.
Outro insight é entender quais despesas podem ser reduzidas para diminuir a margem de contribuição.
Por exemplo, reduzir os juros dos empréstimos, reduzir o valor investido com a compra de produtos, reduzir o valor com a prestação de serviços sem abrir mão da qualidade.
Entendeu o valor das análises inteligentes em um Dashboard feito no Power BI? Quer ter análises como esta na sua empresa?
Clique agora no botão abaixo e conheça as nossas soluções empresariais!